sexta-feira, 15 de abril de 2022

TROPEIROS DO PIAUI-I

 

Sendo eu dos últimos tropeiros do Piauí, fiquei feliz em descobri colegas de outra região do estado. (João, Raimundo,  Chicô e Nezim FILHO DE João) esse ainda vivo. Hoje mora em Teresina é comerciante. Esses tropeiros eram de Bocaina interior de Picos Piaui. Faziam tropeadas no Piaui e MARANHÃO. Eles eram tropeiros mais ricos, pois tinham só burros no total de 20 animais. Andavam bem armados com rifles e pistolas de pente. Chegavam a ficar cinco meses trabalhando em terras maranhenses, Bacabal e Pedreira. Faziam fretes de couro, arroz, sal e transportaram cerâmica da região de Franca a Bocaina, Piaui.

Li um relato real de um tropeiro mineiro que andou até o sul da Bahia Caetité entre ouras regiões. Contou o bravo tropeiro da vida sofrida do povo por onde ele passou. Seca.  Viu gente morrendo de fome. Em uma pousada parada aconteceu um caso lastimável. Um casal de com os filhos comendo raízes sem sal. Eles quiseram vender uma moça para o viajante tropeiro de Minas Gerais a troca de sal. Na frente o tropeiro ficou sabendo que tinha gente na região fazendo canibalismo, comendo carne humana!

Ele seguiu viagem, mas nunca se esqueceu do ocorrido. Não levou a moça, só deu comida a eles. Até poderia ter aproveitado a miséria e levado a moça, porém como foi bem educado na religião católica deixou a moça vendida por comida. O tropeiro nordestino via coisas por onde passava inacreditáveis.

Obrigado ao rapaz que entrevistou NEZIM filho de tropeiro que também foi um na mocidade até 1952. Eu fui tropeiro até 1972.

 

ADAM NHOZINHO

Nenhum comentário: