quinta-feira, 18 de julho de 2019

MARIA PIAUÍ MATAVA ONÇA NO FACÃO.


Em Salgado, Dom Inocêncio Piauí, Teodorinho deixou uma árvore genealógica imensa. Ele só tinha filhas Felipa foi namorada quando solteira de Severo Maroto meu tio avô. Querubini só tinha filhos, contudo, veio uma que era o xodó dos três irmãos: Gabriel, Mamede e Mariano. Maria era baixinha, mas muito espirituosa. Caçava atirava bem de espingarda. Gabriel falou que certa vez ele e Maria mataram uma onça pintada que passava de uma serra para outra no Alto do Alecrim chapada rumo Santo Onofre, mataram a bichana no facão. Maria fazia visitas a Juazeiro do Norte, Ceará com os irmãos liderados por Gabriel o mais velho. Também era tropeiro (a) para Canto do Buriti e outras regiões do estado do Piauí. Maria não sabia lê, mas como sabia as rezas de ‘oitiva’ pegava um catecismo e fingia que lia. Severo tinha um “leiturinha”. Os marotos maiorias eram, modestamente, alfabetizados, mesmo sendo pobres. Em terço- novena que realizava com as amigas vizinhas Maria toda empolgada com seu catecismo  que trouxera do Juazeiro do padre Cícero fazia festa. Mas Severo quando viu que o livro estava de ponta cabeça advertia Maria, que logo justificou que se enganara...
Severo que fez Firmino e Matais com uma tia de Maria, quando viuvou casou com Maria. “Como ela era moça velha só teve dois filhos Raimundo ‘Nega” Severo morreu em 1954 deixando Maria com dois filhos e tempos difíceis para uma viúva, mas ela os criou.
Nós a chamávamos de mãezinha ela era parteira e ‘rezadeira’. Uma vez um familiar de Aristides fazendeiro lá das bandas de Chapado do Oseias para frente a levou Maria para rezar no enfermo e esse salvou ficou curado. O homem ficou tão feliz que de um gado para Maria cuidar e tirar sorte.
Maria usava facão na cintura fazia cerca e cuidava de gado a pé com “nega”. Em 11/01/1961. Maria vinha mais “Nega” com uma vaca de Lagoa Seca e ‘Nega’, chegando perto de meu casebre seguia encurralando a vaca e nada de Maria. Como a mãe demorava ‘Nega’ foi ver o que poderia ter acontecido. Quando a jovem moça via a mãe estava caída no meio do sol ardente das 13h no Piaui.
‘Nega’ deu um choro tão alto que se ouvia bem distante. Elas eram muito ligadas. ‘Nega’ chorou à noite inteira e seguiu para casado Irmão Melquiades chorando.
Ficou um tempo morando como o irmão por parte de pai, mas logo se atirou no mundo. Última vez que a viram foi em DF, nem sei se ainda vive.
Eu criança fique triste com aquele choro e sempre peço a Deus que se possível, não me deixe morrer no sol e com Alzheimer.
Assim foi um pouco da vida dessa guerreira, mãezinha Maria do Severo com foi conhecida.

ADÃO NHOZINHO

Nenhum comentário: