quarta-feira, 22 de abril de 2020

ÁRVORES D` MINHA TERRA.


quarta-feira, 22 de abril de 2020
ÁRVORES D` MINHA TERRA.

Ainda não estou com a enfermidade do Dr. alemão Alzheimer e se chegar a mim ficaria muito triste.
Mas gosto de relembrar o que vi e ouvi no sertão de meu tempo. Já falei de alguns pássaros, nomes de peixes, que por sinal, eram poucos, porque faltava até água. Hoje vou falar das árvores que também todas tinham nomes não sei se científicos. Aroeira tem uma flor que nasce no verão é cheirosa e serve para abelhas fazer mel. Aroeira tem um ambro-miolo que parece ferro de duro. Que eu saiba só existe um tipo. Angico bom para madeira fazer roça e boa lenha. Angico tem uma resina que é uma delicia.
Favela já falei. Jurema tem dois tipos. Não serve para quase nada nem para fogo.Mané Pinto serve para pouca coisa ele e marmeleiro servem para fazer fogo e cerca em riacho.Imbuzeiro que tem vida longa e uma fruta apreciada em todo lugar do Brasil. Existe dois: o comum e imbuzeiro de caititu nas chapadas. Esse ultimo é azedo e pode causar rouquidão crônica. Há relato de que Manoel Antônio de Jatobazinho, Dom Inocêncio Piauí, ficou rouco para sempre porque chupou esse imbu selvagem. Pau de casca serve para abelha fazer mel e cerca. Pau ferro o próprio nome já diz tudo.
Jacurutu que mesmo no verão duro ele tem folhas. Juazeiro cantando poetado tem o juá que pode ser comido se tiver fome.
Xiquexique, mandacaru, facheiro, flecheira essa serve para fazer facho de fogo e macambira. Essa serve para dar a raiz os porcos. Caroá foi à salvação de muita gente, incluindo, a minha. Útil para fazer corda, rede surrão e outras coisas.
Imburana tem duas de abelha e de cheiro. Uma madeira boa de trabalhar, pois é mole e ótima para abelhas fazer o precioso mel. O castanheiro é meio raro, mas existe em alguns lugares serve para fazer sabão da semente. Mas a árvore que mais admiro é o pereira. Pois existe pelo menos três. Pereira preto e branco e o vermelho. Esse tem uma tinta que podemos tingir roupa.
As árvores e os animais são nossos irmãos nos reinos: vegetais e animal. Eu na minha inocência de criança ficava com pena das árvores porque elas nascem e morem sem nunca andar. Quem tem uma sensibilidade apurada conversa com árvores. Eu quando vou tomar a sombra delas peço licença.
É ISSO, o que para muitos é besteira para mim não.
*Gosto mais de falar imbuzeiro e imburana, mas pode também chamar umbuzeiro, umburana.


ADÃO NHOZINHO

Nenhum comentário: