quarta-feira, 24 de julho de 2024

INFOMAÇ AO ESTÁ NO LIXO

 

Um homem estudioso e curioso fez uma pesquisa para entender quais às necessidades das pessoas que vivem em condomínio de alto luxo e comunidades, às favelas e como viviam consumiam etc. Pensou por onde começar e lembrou-se de uma crônica de Fernando Veríssimo em que ele se comunica com uma vizinha por meio do lixo dela...

Em condomínio de luxo dar para ter uma ideia de como as pessoas daquele local consomem e o nível cultural. Se há gente velha vemos por caixas de remédios. Se acharmos livros e revista no lixo pode saber que alguém lê e que tipo de leitura. Muitos preservativos suponhamos  que não são católicos, e se têm absorventes que há mulheres jovens.

Se virmos maços de cigarros muita  que gente do prédio fuma. Vendo  litros de bebidas que há bebedores. Que tipo de comida  comem e se viajam  muito. Se tiver casca de balas de arma fogo, alguém ali usa armas.

Na lixeira coletiva da favela idem. Podemos saber se comem ovo e frango marmitas. Pelas casacas, frutas também. Se não vemos livros e revistas, jornal, no lixo é porque o nível educacional é precário ali. Enfim, pelo lixo temos uma Ideia de pessoas, consumo, hábitos vícios e nível cultural.

Faz sentido essa crônica não é, amigo?

ADAM NHOZINHO

domingo, 10 de março de 2024

ROSÁRIO DA CHUVA PIAUI.


Foram nove dias de ROSÁRIO terço em Santo Onofre, Dom Inocêncio. Piauí  na casa de Isaías Titor. Homens:  Gabriel de Boa Vista, Eugênio Ferreiro, Mariano Marcos,  Eugênio Magalhaes, Pedro Lalau, Manoel Auto, entre Outros. As Mulheres eram maioria. Mariana Salgado, Ana Vota, Maria do Eugênio e Catarina de Baixão dos Mendes. Minervina Jatobazinho, Maria Lina de São Pedro. Maria Pereira de Moreira, Maria da Paula de Recanto Santana São João do Piaui. Nené mãe de Cassaco Raiz, e Sinhá irmã de “Doutor “seu Manoel .

Regina, Pequena e outra Sinhá mãe do Bêlo.  Angical vieram:  tia Messias Ribeiro e a filha Clara do Sérgio. Outras mulheres  mais novas ajudavam nas Santas Marias... Foi uma promessa para Deus mandar chuva e choveu muito em 1960... Chover é um fenômeno natural, mas para Deus pode chover a qualquer hora, dia e mês.

13.150 Aves Marias, 54 pai nossos e credos e glórias. Após a novena foram feitas  45 Rodas de São Gonçalo. A comida ficou por conta de Titor Isaías e Plácido Balaio marido de Pequena. Os jovens participaram, mas já sem tanta vontade eles queriam era namorar e dançar...

Como vemos as gerações de meus avós rezavam. Mesmo com uma missa uma vez por ano, eles rezavam o terço. E tinham seus Santos de devoção.

É ISSO

ADAM NHOZINHO

sexta-feira, 1 de março de 2024

MUNDO QUE QUERO. E MUNDO QUE NÃO QUERO

 

MUNDO QUE QUERO.

 

QUE A Justiça seja justa.

Que as FFAA esteijam com a maioria do povo.

Que as ecolas ensinem o que o aluno vai precisar na vida.

Que a midia x imprensa não sejam imparciais.

Que a igreja católica não tenha lado, partido.

Que o homem acredite em Deus e faça o bem.

 

MUNDO QUE NÃO QUERO:

 

Que a justiça não seja uma ditadura.

Que as FFAA não se vendam ou tenham lado.

Que as escoalas não estraguem, matem o futuro de nossas crianças com ideologias de gêneros.

Que a midia x impresa não seja padidária, informe ao que o povo precisa saber e não manipule.

Que a igreja católica não apoie teologias fora do que ensina a igeja dos Papas Santos

Que o mundo se converta, pois  DEUS  é e PRONTO!

Enfima, sim ao paraíso e não ao inferno.

 

ADAM NHOZINHO

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

FLOQUINHO GATO SABIDO


 

Era mês de junho., 2018 escada  do Valo Verde, Embu das Artes, SP

Eu ia passando pela tardezinha  ainda ainda claro. Estavam três gatinhos brincando. Fique encantado com os bichinhos e resolvi pegar um. Escolhi um macho. Chegando em casa os outros dois estranharam, mas aceitaram. Era cor meio rajadinha tipo cor de leão. Ainda novo castrei o bichinho. Foi dado vacinas. Ele engordou muito chegando a ficar quase obeso.

Como falou Ludwig,  FLOC nome dele, era um gato  diferente dos outros em tudo, porém muito meigo. Chegou o FORJAX ele ficou meio cismado, mas quando viu que não seria desprezado aceitou como família. Quase não sai a rua. Gato quando está doente não avisa. Mas a mulher notou domingo a tarde que ele não estava normal. Demos um analgésico para dor ele vomitou. Segunda cedo eu notei ele gemendo de dor. Quando me preparava para levá-lo ao veterinário um gatinho morreu... Choramos, mesmo bicho sentimos amor. Dizem que eles bicho não tem amor e sim instintos. Às 9h mais ou menos FLOQUINHO saiu deste mundo. 29/01/24

Triste ficar sem FLOQUINHO. Contudo temos de aceitar. Adeus amigo...

ADAM NHOZINHO